Chevrolet Corvette ZR1 2009 é o carro mais potente da história da General Motors

o Chevrolet Corvette ZR1 2009 é o carro mais potente da história da General Motors com surpreendentes 647 cv (638 hp) sob o capô. Além disso, o modelo chega a velocidade máxima de 330 km/h (205 mph). Os números realmente impressionam e foram comprovados recentemente através da certificação da SAE (Sociedade de Engenharia Automotiva), dos Estados Unidos.

Quando o Chevrolet Corvette ZR1 2009 foi apresentado no NAIAS 2008 (Salão do Automóvel Internacional Americano) em Detroit, no começo deste ano, a potência específica do Chevrolet Corvette ZR1 2009 foi ‘estimada’ em 100 hp/litro). Agora, com a finalização da certificação verificou-se que o carro é muito mais forte e rápido.

O responsável por todo este ‘poder Chevrolet’ é o motor LS9 V8 6.2 litros Supercharged, que possui o surpreendente torque de 83,5 kgfm. A potência específica deste propulsor é de mais de 104 cv por litro.

"Um dos fatos mais extraordinários sobre o Corvette ZR1 é o nível de refinamento que nossos projetistas e engenheiros conseguiram. Mesmo com toda essa potência, este carro apresenta características de rodagem que permitirão aos nossos clientes desfrutá-lo nas ruas e estradas como um motorista comum," destaca Ed Peper, gerente-geral da marca Chevrolet.

Motor LS9 tem fabricação ‘artesanal’

O motor LS9 é fabricado ‘artesanalmente’, ou seja, produzido manualmente por técnicos especialmente treinados no Performance Build Center da GM, sediado em Wixom, Michigan. Trata-se de uma fábrica de motores exclusivos e de pequeno volume, que também faz o motor LS7 do Chevrolet Corvette Z06 e outros motores de alto desempenho da empresa.

“Desenvolver o LS9 envolveu mais que simplesmente se esforçar para obter um grande número de cavalos de potência. Testes de durabilidade e de confiabilidade mostraram que o motor é robusto e de baixa manutenção”, afirmou Sam Winegarden, diretor-executivo da engenharia de Motores da GM Powertrain. “O que o distinguiu como o mais potente motor da GM é motivo de imenso orgulho de todos os envolvidos no LS9”, acrescentou o executivo.

Supercharged com projeto exclusivo de quatro rotores

A chave do desempenho do LS9 é a primeira aplicação de produção da indústria de um supercharger do tipo Roots, que possui um projeto exclusivo com quatro rotores. Por isso, ele tem um desempenho mais suave e eficiente, enquanto que a grande cilindrada do compressor de 2.3 litros assegura volume de ar adequado em altas rotações. A pressão máxima no coletor é de 10,5 psi (0,72 bar).

“A combinação de uma grande cilindrada com o novo projeto de 4 rotores estende a faixa efetiva do supercharger, permitindo que o motor gere mais potência em baixas rotações, e a mantenha durante toda a faixa de potência," disse Winegarden. “O baixo torque final é fantástico e a carga de alta rotação do supercharger, simplesmente extraordinária”, destaca.

Externamente, o capô do motor possui um ressalto que permite uma folga adequada para o LS9, enquanto um visor de policarbonato permite visualizar a tampa do Intercooler de aplicações na cor azul ZR1 e “LS9 SUPERCHARGED”, gravados nos lados direito e esquerdo.

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