Carro sem IPI? Confira o funcionamento - Foi preciso uma queda de quase 30% nas vendas de automóveis desde o início da crise financeira internacional para que o governo fizesse o que já deveria ter feito há muito tempo: reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis.

Na teoria, seu Fiat Mille ficou R$ 1 486 mais barato, e o Civic que você está namorando, R$ 3 455 mais em conta.
E na prática? Bastou um fim de semana de vendas para o “bafafá” começar. No Carro Online é possível acompanhar alguns consumidores indignados. O motivo? Simples: algumas marcas já davam descontos superiores à redução do IPI e não oferecem benefícios depois da mudança.
Exemplo: a Honda estava vendendo o Civic LXS manual a R$ 59 990 na promoção. Seu preço de tabela era R$ 65 460. Com a queda do IPI, a nova tabela da marca, divulgada hoje, aponta R$ 62 005.

Mas se você for até uma autorizada tentar achar esses R$ 3 455 que deveria ter ganho, vai ficar a ver navios, como relata o leitor Ernande Ramalho, a quem peço a licença para reproduzir um comentário feito numa notícia do Carro Online:
Estava comprando um New Civic, o preço era R$ 59 900 [R$ 59 990 é o valor correto]. Em seguida, veio essa redução do IPI. Corri para fechar o negócio e a vendedora simplesmente me falou que o preço era o mesmo, pois ja estava com desconto maior que a redução do IPI. Não entendi nada, não comprei e não vou comprar esse modelo. Vou comprar com quem me provar que está deduzindo o IPI.
Estaria o Ernande sendo injusto com a Honda, que já dava desconto de R$ 5 470? Nem um pouco. Vamos analisar por quê:

1) Todas as marcas, com raras exceções, praticam descontos entre 5% e 10%. Só não o fazem quando a demanda pelo carro é muito alta, no caso de um lançamento, por exemplo.

2) A Honda não está sendo boazinha. Está, sim, liquidando os estoques de Civic 2008 à espera do modelo 2009 (provavelmente idêntico ao da foto abaixo), que provavelmente custará a mesma coisa (com pequena variação, se houver) e trará mais equipamentos, além de uma pequena mudança no visual, ou seja, esse é o valor atual de mercado do carro zero, já que o novo virá pelo mesmo preço, fazendo com que o 2008 valia menos.

3) É um artifício muito cômodo. Veja um exemplo: um carro 1.0 qualquer, na tabela, vale R$ 30 000. Não é difícil encontrar concessionárias que venderiam esse modelo hipotético a R$ 28 000, dando desconto, portanto, de R$ 2 000, ou 6,66% em cima do preço já com IPI.

Cai o IPI, o vendedor fica na dele e começa a oferecer o modelo a “fantásticos” R$ 27 500. Quem será que está ganhando. Ele ou você?

Vamos fazer as contas com calma. Não basta apenas subtrair 7% do preço do carro para chegar ao que ele deverá custar sem IPI, se estivermos falando de um 1.0. É preciso achar o preço-base (sem IPI). Siga os passos:
* Nosso modelo hipotético em questão, de R$ 30 000, custa 107%, já que há um preço base + 7% de IPI
* Calcule o preço base com uma “regra de 3″ simples
* O valor do carro, R$ 30 000, equivale a 107%
* O valor base, que procuramos, será tratado aqui como X e equivale a 100%
* Se R$ 30 000=107% e o valor base X=100%, multipliquemos em cruz
* 30 000.100=107.x
* X=3 000 000/107
*X=28 037, valor base do carro

Se tivéssemos apenas subtraído 7% de 30 000, teríamos 27 900, uma diferença pequena, porém válida quando se tratam de consumidores “cri-cri” como nós, que chegarão às concessionárias com este post impresso cobrando satisfações.
Deu para entender (no bom sentido)?

Nosso carro, portanto, tem preço base de R$ 28 037 sem IPI e deveria ter esse preço de tabela. Com os 6,66% de desconto que teríamos anteriormente, neste caso equivalentes a R$ 1 867,26 (antes, eram R$ 2 000), o valor deveria ser de R$ 26 169, 74.
Agora faça dois exercícios, um físico e outro mental. Primeiro, se tiver paciência, tente encontrar um carro de R$ 30 000, antes vendido com um desconto de cerca de 6% (coisa fácil de achar no mercado), por aproximadamente R$ 26 000.
Em seguida, pense na concessionária (talvez você não fique tão feliz agora): vendendo a R$ 27 500, ela ganhou R$ 1 330,26.
Portanto, se você quer comprar carro, estava pesquisando antes e quer ter certeza de que ganhará com o abatimento do IPI, mãos à obra e calculadora no bolso!
Vale a pena, não?

Fonte: http://www.blogmotorpress.com.br/gerson/

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