Guia de freios, detalhes

Um dos mecanismos mais complexos de um veículo é seu sistema de freios. Um sistema de freios moderno funciona com dispositivos mecânicos, hidráulicos e até eletrônicos. Basicamente funciona da seguinte forma; ao pisar no pedal de freio, a perna do motorista exerce uma pressão no sistema hidráulico. O sistema hidráulico então aumenta a pressão fazendo com que pinças ou lonas façam atrito com um disco ou tambor, respectivamente. O dispositivo mais importante do freio é justamente esse sistema hidráulico. Funcionando com um líquido viscoso chamado “fluido de freio” é ele o responsável pela pressão e conseqüente atrito que fazem o veículo parar. Essa pressão também é formada por mais um dispositivo chamado hidrovácuo, que utiliza a força do motor para tornar a frenagem ainda mais leve e suave. O sistema hidrovácuo é retirado apenas em veículos destinados para competição, onde o motorista na realidade é um piloto experiente. Cuidado!!! Quando o motor é desligado o hidrovácuo pára de funcionar tornando o pedal do freio extremamente duro e prejudicando em muito a frenagem. Se o sistema hidráulico não funcionar, a frenagem fica impossível, deixando simplesmente de funcionar ou se tornando extremante dura. Tipo de Freios: Freio a Disco: O freio a disco funciona com pinças e fazem o atrito de pastilhas com um disco. É um sistema moderno e seguro, pois é praticamente imune a ação da água que pode diminuir o atrito, já que os discos secam com facilidade. Os freios a disco são geralmente usados nos rodas dianteiras que são responsáveis por 70% da frenagem do veículo. Freio a Tambor: É um sistema um tanto obsoleto, encontrado nas versões mais baratas dos veículos. Geralmente é usado nas rodas traseiras que são responsáveis por apenas 30% da frenagem. Funciona em um ambiente fechado, como um tambor, onde lonas internas são empurradas contra sua parede interna fazendo o atrito. Sua insegurança reside no fato de que perdem eficiência na presença de água e não são tão precisos. Freio ABS (sistema antibloqueio): Na verdade não é um tipo de freio, mas um acessório que é instalado nos freios (seja a disco ou tambor). É um sistema eletro-mecânico que por meios de sensores evitam que as rodas travem e acabem por fazer derrapar (quando as rodas derrapam sobre o piso perdem aderência e podem fazer o veiculo mudar de trajetória). O sistema ABS é o que existe de mais moderno no sistema de freios. Existe em várias versões, que atuam nas quatro rodas de forma única ou roda a roda (mais preciso). Alguns veículos têm o sistema ABS instalado apenas nas rodas traseiras, o que chega a ser apenas um paliativo. Cuidados com os Freios: 1) Siga à risca o plano de manutenção dos freios no manual de instruções de seu veículo. Não se esqueça que é um item de segurança. 2) Verifique periodicamente o reservatório de fluído de freio. Deve sempre estar no nível correto e não apresentar bolhas. 3) Se na frenagem ocorrer um chiado, verifique o estado das lonas e pastilhas, é sinal de desgaste. 4) Deixar de trocar as pastilhas ou lonas nas épocas próprias, podem danificar os discos ou tambores, o que torna a manutenção mais cara. 5) Acostume-se a desacelerar (quando você tira o pé do acelerador o próprio motor funciona como uma espécie de freio) antes de acionar o freio, essa atitude é mais econômica. 6) O freio de mão é totalmente mecânico e não deve ser acionado com o veículo em movimento, pois é totalmente impreciso. Utilize dessa forma apenas em situações de emergência e com cautela. 7) Uma vez por ano, faça a “sangria” do fluido de freio (troca do fluido antigo por um novo). Com o tempo o fluido absorve umidade e perde eficiência. 8) Quem tem ABS instalado pode sentir o pedal do freio vibrar. Isso é normal e indica que o ABS está regulando a frenagem de forma a não ocorrer a derrapagem. Mas cuidado, se a vibração chega a ser desconfortável, significa defeito no sistema. 9) Quanto maior a tecnologia do sistema de freios, maior tem que ser a sofisticação da oficina mecânica. Evite fazer a manutenção dos freios de seu veículo em mecânicas populares. Não se esqueça, freio é dispositivo de segurança.

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