Multas saiba como evitar

Verifique periodicamente os faróis, lanternas, pisca-alerta, luz de ré, luz de freio, luz de seta, validade do extintor, triângulo, macaco e estepe e etc...

Não utilize os pneus quando o sulco atingir a profundidade de 1,5 mm. (pneu considerado careca)

Ao dirigir o condutor deve portar os seguintes documentos obrigatórios: Habilitação CNH (verificar validade), CRLV com o comprovante de pagamento do seguro obrigatório (verificar licenciamento) e o IPVA.

Não utilize celular. A utilização do celular com viva voz deve ser controlada, evitando distrações em relação ao trânsito.

Não utilize equipamentos anti-radar ou sequer adote medidas para enganar o radar como: (utilizar CD, adulterar ou envernizar placas). Lembre-se que você pode estar prejudicando outro proprietário de veículo, podendo inclusive ter o seu veículo apreendido.

Respeite a velocidade permitida na via, desta forma você evita surpresas ao ver uma radar. (exemplo: frear bruscamente).

Dirija sempre com calçado fechado, é desaconselhável dirigir descalço, pois, existem dúvidas de interpretação. Caso esteja dirigindo descalço, ao ser abordado por um agente de trânsito, antes de descer do seu veículo de chinelos mostre ao agente que você estava dirigindo descalço. Se o agente não atentar para este fato logo entenderá que você dirigia de chinelos.

Não altere as características de seu veículo.

Utilize sempre o cinto de segurança, inclusive para os passageiros do banco traseiro.

Nunca siga ambulância.

Não trafegue pelo acostamento.

As abordagens efetuadas pelo agente de trânsito devem ser estar pautadas por procedimentos determinados pelos orgãos respectivos. Se ocorrer algum tipo de abuso de autoridade por parte do agente, seja cortês na argumentação. Evite ser acusado por desrespeito a uma autoridade.

Nestes casos, melhor é coletar todos os dados da ocorridos como data hora local identificação do agente no crachá, dados do veículo do agente e outros, se possível, também, prova testemunhal.

Posteriormente procure seus direitos. Com certeza este agente passará a respeitar os direitos do próximo cidadão que vier a abordar.

Não utilize os pneus quando o sulco atingir a profundidade de 1,5 mm. (pneu considerado careca).
Se beber, não dirija.

Se utilizar medicamento que prejudique o ato de dirigir, não dirija.

Respeite a sinalização de trânsito e sinais dos agentes de trânsito.

Jamais utilize drogas proibidas.

Dirija sempre com as duas mãos no volante, apenas, retire as mãos para executar algum comando do veículo.

Fique atento ao combustível, pois a parada do veículo por falta de combustível gera multa.

Passar no sinal amarelo, não gera multa, porém, evitar é prudente e aconselhável. Somente passe em sinal amarelo, em caso de evitar uma eventual colisão traseira por frear bruscamente.

Quando estacionar em zona azul, fique atento ao prazo, é aconselhável que o motorista guarde o comprovante da zona azul.

Não pratique "pegas", "rachas" ou "arrancadas", além de estar sujeito a multa e enquadramento em crime de trânsito, você expõe a sua vida e a do próximo em perigo. Se pensar em tal prática, pense antes; e se o seu filho fosse atropelado por um motorista na prática de "racha"?

Ao pilotar motocicleta utilize capacete, mesmo que seja apenas uma "voltinha", pois, o imprevisto não marca hora.

Ao adquirir um veículo faça a transferência dentro do prazo legal de 30 dias.
Quando transferir seu endereço, com mudança de cidade, não esqueça de efetuar a troca da tarjeta das placas, além de multa, seu veículo fica sujeito à apreensão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem